Uma boa fotografia!

      Uma boa foto, na sua opinião é uma fotografia bonita, dentro dos padrões técnicos? Ou ela pode ser uma boa foto mesmo não estando “dentro dos padrões” profissionais que vemos e conhecemos, levando em consideração a importância do contexto e ou momento em que a foto foi tirada?

 ○   Pois bem, aqui começamos a abrir um tópico interessante.

    Se você tem em mãos uma fotografia da sua infância, mas um pouco tremida ou com um enquadramento um pouco estranho (aliás, quem fotografou não era nenhum profissional da área) mas ela te traz boas lembranças de como foi aquele momento, essa foto seria considerada uma boa foto, certo? Agora outro exemplo. Você está vendo uma fotografia histórica, de alguém importante na história do mundo, mas essa foto também não está enquadrada perfeitamente ou está embaçada e tremida, o que diria? qual seria sua opinião sobre essa fotografia?

 

Martin Luther King na Marcha em Washington pelo Trabalho e pela Liberdade em agosto de 1963 – AFP/Arquivos

   

     Isso se conclui como um sentimento e não uma interpretação momentânea para uma foto padronizada para estampar uma capa de revista.

    São dois lados diferentes. Em um temos um momento agradável e uma foto não profissional que guarda esse momento eternizando-o em um papel memorável. Do outro lado temos o profissionalismo, também com momentos a serem eternizados, mas nem sempre com um sentimento como o da foto anterior, mas sim com um sentido profissional de um trabalho tanto do fotógrafo como o do fotografado, que poderia ser por exemplo uma celebridade posando para uma revista.

    Conclusão. Todos temos pontos de vista diferentes e opiniões diferentes, mas acho que podemos nos desfazer desses dogmas de foto boa e levar em consideração que toda fotografia pode ser uma boa fotografia.

 

(Visited 10 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *