TUDO O QUE VOCÊ TEM QUE SABER SOBRE LENTES OBJETIVAS

Neste artigo vamos falar TUDO O QUE VOCÊ TEM QUE SABER SOBRE LENTES OBJETIVAS, que são utilizadas nas câmeras fotográficas do tipo DSLR. Por serem um conjunto de elementos óticos que vão captar a luz que entrará na sua câmera, são equipamentos de alta precisão e alto custo! Então você tem que encará-las como um investimento. A vida útil de uma lente objetiva é longa, e você pode usá-las em diversos equipamentos. O que você precisa é saber escolher qual a melhor lente para o seu objetivo. Vou apresentar para você as características das lentes e te ajudar a identificar qual a melhor para o SEU objetivo. Vamos lá! 

 

Características de uma lente

  • Tamanho do Sensor: Independente da marca do fabricante da lente, antes de você adquirir a sua lente, você precisa saber qual o tamanho do sensor da sua câmera, que podem ser “full frame” ou “cropado”.  E saiba que a lente “full frame” serve nos 2 tamanhos, já “cropado”, não; 

 

  • Distância focal: Ela representa a distância entre o centro da objetiva e o sensor da sua câmera, é registrada em milímetros. Veja na imagem abaixo como localizar na sua lente as informações da Distância focal.

                     LENTES 300x169 - TUDO O QUE VOCÊ TEM QUE SABER SOBRE LENTES OBJETIVAS

1 – Como localizar a informação de Distância Focal

Com essa característica você identifica o ângulo de visão e a aproximação do elemento a ser fotografado.  De acordo com essa característica, podemos classificar uma lente objetiva como:

    • Fixa (ou Prime):  Quando a lente possui apenas uma distância focal, você não terá como aumentar a ampliação do elemento, sem se aproximar do motivo principal. Esse tipo de lente te oferece mais qualidade nas suas fotos, pois são mais claras, tem maior abertura e trará mais nitidez para suas fotos;

 

    • Zoom: Quando você conseguirá aumentar aproximação do elemento ajustando a distância focal, não precisará se deslocar. Porém, a qualidade das suas fotos pode perder um pouco na qualidade, pois para construir uma lente com mais recursos ópticos haverá perdas! Normalmente são lentes mais escuras, pois o diafragma oferecerá menos opções de abertura.

LENTES OBJETIVAS 300x169 - TUDO O QUE VOCÊ TEM QUE SABER SOBRE LENTES OBJETIVAS

2 – Diferença entre as lentes Fixa e Zoom

 

          Ainda utilizando a mesma característica (distância focal), podemos dizer que temos 3 famílias de lentes objetivas que são:

    • Grande Angular: Com essa família de lentes você terá um grande campo de visão podendo chegar até 180 graus (Olho de Peixe). Por isso você conseguirá enquadrar na sua fotografia uma área maior, porém o tamanho dos elementos será menor. Fazem parte dessa família as lentes cuja Distância Focal seja menor que 25mm. É mais utilizada para fotografar paisagens e arquitetura, e a mais “pop” é 24mm (custo x benefício);

 

    • Normal: O campo de visão dessa família de lentes é similar ao do “olho humano”, o ângulo de visão vai de 34 a 74 graus. Ela é mais utilizada para fotografar retratos, por ter pouca profundidade de campo. Normalmente, nos kits de câmeras DSLR vem a lente de 18-55mm, que funciona como grande angular até a normal. As lentes mais “pop” dessa família são a de distância focal de 35 mm que é a ideal para fotografar grupos de pessoas e a de 50 mm para uma pessoa;

 

    • Teleobjetivas: Já as teleobjetivas oferecem um grande aumento, mas o ângulo de visão é pequeno, o ângulo dessas é de 2 a 34 graus. Portanto você só consegue enquadrar pequenas áreas e com o fundo desfocado, mas com grande aproximação do elemento a fotografar. São lentes cuja distância focal é acima de 70 mm. As mais “pops” vão de 70-300 mm. Muito usada para fotografar animais, esporte e até a lua;

 

Veja abaixo a diferença do ângulo e o aumento que a distância focal traz para a sua foto, todas as fotos foram tiradas na mesma posição, ajustando apenas a distância focal do lente zoom:

  DISTANCIA FOCAL 300x169 - TUDO O QUE VOCÊ TEM QUE SABER SOBRE LENTES OBJETIVAS

3 – Diferenças entre ângulos de visão.

 

    • Olho de PeixeEssa lente é da família das grandes angulares, mas merece um comentário particular, pois consegue enquadrar até 180 graus, distância focal é entre 8 e 10 mm, melhor usar apenas para perto, tem uma grande profundidade de campo, mas distorce a imagem nas bordas e no centro. Ideal para brincar com os efeitos das distorções.

 

    • Macro: São lentes que utilizamos para fotografar objetos muito pequenos, ou que precisamos chegar muito perto, que é um grande diferencial desse tipo de lente, pois todas as lentes precisam de pelo menos uns 30 centímetros de distância do elemento para conseguir focar, com uma lente macro você consegue focar muito perto do elemento.

 

  • Abertura: No artigo O que é ISO, Diafragma e Obturador, falamos para você que ajustar a abertura do Diafragma controla a quantidade de luz que entra na sua câmera, então vamos às classificações que são identificadas por essa característica da lente:
    • Lente ClaraVocê se lembra que a grafia da abertura da lente é “f/x”, portanto, quanto menor for o valor mínimo de “x”, mais clara será a lente, e por consequência também será muito mais cara! Consideramos claras, lentes com a menor abertura até 2.8. E claro, se puder optar, escolha a lente mais clara!
    • Lente Escura: São as lentes cuja menor abertura são acima de 2.8. É mais difícil de trabalhar em ambientes com pouca iluminação, muitas vezes temos que fotografar com velocidade menor.

 

 Veja na foto abaixo como localizar essa informação tanto em uma lente fixa como em uma zoom. 

LENTES OBJETIVAS1 300x169 - TUDO O QUE VOCÊ TEM QUE SABER SOBRE LENTES OBJETIVAS

4 – Como localizar a abertura da lente

  • Diâmetro da lente: essa informação será necessária quando você for adquirir algum filtro para utilizar na sua lente. Você poderá localizá-la na tampa ou no corpo da lente identificado pela letra ômega.

 

  • Estabilizador de vibração:  Esse recurso é interessante se você for fotografar segurando sua câmera na mão e em um ambiente com pouca iluminação.  Existe uma regra que a velocidade ideal para fotografar (segurando na mão) é próxima à distância focal da lente, isto é, fotografando com uma lente 100 mm, usar a abertura 1/100. O estabilizador ajuda a reduzir essa velocidade em até 3 pontos.

Com essas informações você conseguirá escolher o seu kit de lentes objetivas. Ah, e não descarte a possibilidade de adquirir uma lente usada, verifique se ela está em boas condições, sem fungos, sem riscos na lente! As lentes desvalorizam pouco, mas pode ser a diferença para você adquirir uma lente de melhor qualidade.

Gostou desse artigo? Ele deu muito trabalho mas sempre fazemos tudo com muito carinho e vontade de ajudar você! Deixe um comentário e compartilhe com alguém.

Se quiser dicas mais avançadas de fotografia pra subir de nível continue acompanhando nosso BLOG ou acesse esse link aqui.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *