O QUE É E COMO FAZER MACROFOTOGRAFIA?

O que é macrofotografia?

Você já deve ter registrados nos seus clicks muitos elementos de perto, ou com um “grande zoom”! Mas isso não é uma macrofotografia…

Vamos ao papo de “nerd” … por definição é a foto cuja ampliação vai da escala 1:1 até 10:1, isto é, você registra no seu click o objeto exatamente do tamanho que ele é ou ampliado em até 10 vezes. Uma ampliação maior que 10 vezes passa a ser uma micro fotografia.

Esse tipo de fotografia consegue registrar níveis de detalhes que não percebemos a olho nu. Normalmente encontramos insetos e flores como elemento principal fotografado, mas você poderá se aventurar a procurar detalhes pela natureza, dentro de casa, nos alimentos, enfim, em qualquer canto!!

 

Como fazer sua macrofotografia?

Para registrar uma macrofotografia, você precisa lembrar dos seguintes princípios:

  • Essa fotografia tem a profundidade de campo muito pequena;
  • Você precisará de muita luz;
  • Devido a curta profundidade, procure manter o elemento reto em relação a sua lente, pois se você o colocar inclinado, uma parte dele poderá ficar desfocada;
  • Quando você for fotografar com a câmera na mão, utilize a maior velocidade que conseguir, pois até a sua respiração poderá fazer tremer e desfocar o seu elemento principal.

 

Qual equipamento necessário para macrofotografia?

Se você for fotografar profissionalmente, o ideal é que você utilize o equipamento próprio para macrofotografia que podem ser:

  • Lente objetiva macro, são as lentes que focam mais próximo do elemento principal, são mais claras, você pode encontrá-las em várias distâncias focais;

 LENTE MACRO 300x169 - O QUE É E COMO FAZER MACROFOTOGRAFIA?

 

  • Tripé: Existem tripé específico para macrofotografia, tem maior abertura pra aproximação;

TRIPÉ PRA FOTOGRAGIA 300x169 - O QUE É E COMO FAZER MACROFOTOGRAFIA?

 

  • Flash anelar, é um tipo de flash que você acopla na frente da sua lente, evita sombras e ilumina completamente o elemento principal;

 

FLASH ANELAR 300x169 - O QUE É E COMO FAZER MACROFOTOGRAFIA?

 

  • Trilho para foco é um equipamento que você irá acoplar a sua câmera, e ele permitirá que você a movimente milimetricamente para encontrar o foco ideal para sua fotografia;

TRILHO PRA FOCO 300x169 - O QUE É E COMO FAZER MACROFOTOGRAFIA?

 

  • Controle remoto, para disparar suas fotos, pois se você apertar o botão disparador fará a câmera tremer, ou usar o timer;

 

Mas para você que curte uma fotográfica macro, o ideal é usar as suas próprias lentes objetivas ou no máximo adquirir acessórios de baixo custo, vamos ver como?

 

Dica 01 – Utilizar a sua lente Zoom

Pegue o seu equipamento fotográfico, e saia para sua expedição “macro fotográfica” e siga os passos abaixo e divirta-se…

  1. Você precisa identificar na sua lente zoom qual é a distância mínima que ela precisa para focar o elemento principal, isso está registrado no corpo dela sob o símbolo de infinito;
  2. Colocar a sua objetiva na maior distância focal, a que lhe dará o maior aumento;
  3. Ajustar para a maior abertura possível da sua lente, você terá uma curta distância focal, logo o fundo ficará desfocado;
  4. Aproximar do seu elemento principal até à distância que você identificou no item 1, fazer o foco e clicar. Vá ajustando a fotometria que mais lhe agrada!
  5. Caso tenha um flash externo, pode usá-lo para iluminar o seu elemento principal, o ideal é usá-lo no modo “Slave”.

 

 

Dica 02 – Utilizar sua lente invertida

O funcionamento normal da sua lente objetiva é reduzir um objeto grande para o tamanho do sensor da sua câmera, certo? Quando a usamos invertida, ela funcionará da forma inversa, isto é, ela vai aumentar um objeto pequeno até o tamanho do sensor. Vamos aos testes?

 

  1. Desengate a sua lente do corpo da câmera e use-a invertida, isto é, posicione a lente na frente da abertura do sensor. Você pode simplesmente segurá-la na posição com a mão, ou adquirir um anel de inversão para conectá-la. Deixe o diafragma na maior abertura possível.

 

  1. Com a lente invertida, você terá que fazer o foco manual através de aproximação do elemento principal, isto é, se aproximando ou se afastando do elemento principal;

 

Não posse deixar de te lembrar que você precisará ter o máximo cuidado com a sua lente, pois ao usá-la invertida, você vai deixar expostos todos os contatos eletrônicos dela! E se você não usar o anel inversor, também colocará em risco o sensor da sua câmera! Se optar por essa técnica, e for usá-la com frequência, invista num anel, é barato… Também pode utilizar o seu flash no modo slave!

Se você tiver uma lente 50 mm manual que você não utiliza mais, será a sua melhor opção de lente pra brincar de macrofotografia, pois ela é barata e tem uma excelente abertura…

ANEL INVERSOR 300x169 - O QUE É E COMO FAZER MACROFOTOGRAFIA?

Dica 03 – Utilizar sua lente com tubo extensor

Esse é um acessório relativamente barato que permitirá utilizar as suas lentes, podendo manter o recurso de abertura do diafragma da sua lente (se for do mesmo fabricante da sua lente), e principalmente manter a integridade dos contatos eletrônicos. O foco terá que ser manual. 

A principal função do tubo extensor é diminuir a distância mínima necessária para conseguir o foco com a sua lente, e também multiplicar o fator de ampliação da mesma.

Você pode encontrar em várias distâncias focais. Eles se encaixam entre si, aumentando as distâncias do tubo, também é uma opção de acessório barato e serve para todas as suas objetivas… Você quer começar a curtir?

  1. Desengate a sua lente do corpo da câmera e engate os tubos que desejar e engate a sua lente na frente do tubo extensor. E saia fotografando…

TUBO EXTENSOR 300x169 - O QUE É E COMO FAZER MACROFOTOGRAFIA?

 

Dica 04 – Utilizando filtros Close-up <incluir link do artigo de filtros>

Você ainda tem a opção de adquirir filtros Close-up que são como lentes de aumento que será acoplado na sua lente, mas a qualidade das suas fotos cairá muito!

 

 

 

 

Dica 05 – Busque inspiração

Você pode fazer pesquisas ou buscar inspiração, eu particularmente gosto do estilo do fotógrafo Danny Perez. Procure seguir os fotógrafos que lhe agrada mais  no Facebook <inserir o link https://pt-br.facebook.com/dannyperezphotography/

ou no Instagram  <inserir o link https://www.instagram.com/dannyperezphotography/>

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *