COMO TIRAR ÓTIMAS FOTOS A NOITE

 

Se você tem vontade de fazer aquela fotografia à noite ou com pouca luz, você encontrará algumas dicas nesse artigo! Falando em dicas, você já leu o nosso artigo sobre ISO, Obturador e Diafragma?

Para fazer boas fotos noturnas, você precisa conhecer e dominar esses 3 princípios básicos da fotografia, e treinar bastante para que os pontos abaixo já façam parte do seu DNA:

  • Você vai precisar de menor velocidade do obturador para captar mais luz (longa exposição);
  • Para longa exposição, você precisa de estabilidade, apoiar a sua câmera em um tripé, mesa, mureta… Usar o temporizador ou um controle remoto para disparar as fotos, senão a trepidação fará sua foto tremer;
  • O diafragma da sua câmera, controla a quantidade de luz, para entrar mais luz, você precisa de maior abertura, mas também terá uma menor profundidade de campo;
  • Você deve configurar sua câmera para ajustes manuais, principalmente o ISO, pois as câmeras que tem opção automática, vai compensar a falta de luz aumentando o ISO e isso trará ruídos para a sua fotografia. Procure usar sempre o mais baixo possível;
  • Evite usar o seu flash, mas se você precisar dele, use apenas para elementos próximos da sua câmera, ou no modo slave;
  • Você deve abandonar o foco automático, pois em condições de pouca luz, ele não funciona bem, ele precisa localizar pontos de contrastes para realizar o foco automático, portanto o melhor é você fazer o foco manualmente;
  • Você sempre deve fotografar em modo RAW, para não perder informações, principalmente para a pós-produção fará uma enorme diferença;
  • Planejamento, criatividade e paciência e pense como quer a sua fotografia!

 

Quais efeitos consigo obter nas fotografias noturnas?

Fotografar a noite é complicado, as vezes faz muito frio, mas depois que você dominar essa técnica verá os efeitos incríveis que são possíveis de conseguir nas suas fotografias noturnas. Vamos a eles?

  • Light Painting: com uma pequena lanterna na frente da sua lente em longa exposição você conseguirá fazer desenhos, tipo coração, asas, raios. Também gosto de brincar registrando a mesma pessoa em lugares diferentes na mesma foto;

 

  • Star Burst: Fechando bem o diafragma da sua lente, você conseguirá aquele efeito que faz as fontes luminosas da sua foto parecerem estrelas, para isso você terá que ajustar o seu diafragma a partir de f/13;

 

  • Light Trail: Esse é aquele efeito que trás movimento para sua fotografia noturna, pode ser um rastro de luz criado pelas luzes de um carro passando pela sua lente, ou se for uma pessoa, fará com que ela pareça borrada, esfumaçada como se fosso um fantasma. Você conseguirá esses movimentos utilizando uma baixa velocidade do obturador e abertura mínima. Caso não queira esse efeito nas suas fotos, você terá que utilizar uma maior abertura e a velocidade média, mas claro, perderá profundidade de campo;

 

Claro que tem alguns elementos específicos que você pode gostar de fotografar, e a partir de agora você poderá encontrar alguns deles neste artigo:

 

Como fotografar os fogos de artifícios?

Final de ano, na praia, chegou meia-noite e lá vem aquela queima de fogos! Como faço para registrá-los no meu click?

  • Ajuste a sua câmera para o formar o Light Trail, dessa forma você minimiza a possibilidade de registrar a fumaça nas suas fotos e deixará os fogos mais intensos e claro, mais bonitos;

 

Como fotografar a lua?

Lógico que a queridinha das nossas noites não poderia faltar por aqui! Podemos fotografá-la compondo um cenário ou apenas ela!

Vamos ao que você precisa para registrar com a sua DSLR:

  • Uma lente Zoom com alcance de pelo menos 200 mm;
  • Para que a lua não aparece uma bola luminosa, o ideal é que você a click com em fotografia sub exposta;
  • Para você registrar os detalhes da superfície da lua, tipo as crateras, você terá que encontrar na sua lente a abertura do diafragma que trará a melhor nitidez para a sua foto, essa faixa pode variar entre f/9 e f/11;
  • Posicionar a sua câmera em um tripé, e utilizar o temporizador ou um controle remoto para disparar a sua foto, senão fatalmente ficará tremida;
  • Coloque o foco no modo manual, e utilizando o live view da sua câmera, você dará zoom para certificar-se que o foco está correto e pronto! Você fará uma “BOA FOTO” da lua;
  • Não esqueça, você deve salvar suas fotos no modo RAW.

 

Mas se você só tem uma câmera DSLR, como fotografar a lua com o celular?

Calma, alguns celulares atualmente têm muitos recursos, alguns modelos pode ser que você precise comprar algum aplicativo que permita configurar a câmera dele. Portanto procure se no seu celular tem o modo “Pro” para fotografar, se o encontrou, bora lá:

  • Abaixe o ISO para 100 para evitar ruídos;
  • Você também precisa baixar a velocidade pra diminuir a luminosidade da lua;
  • Só utilize o zoom ótico do seu celular, o zoom digital trará ruído para sua fotografia;
  • Salve sua fotografia no modo RAW;
  • Ajuste o foco manualmente e estabilize seu celular e click;

Como fotografar as estrelas?

FOTO NOTURNA ESTRELAS 252x300 - COMO TIRAR ÓTIMAS FOTOS A NOITE

E você, que tem loucura para registrar as estrelas nas suas fotos? Você tem a opção de registrar em um único click, ou se quer aquelas fotos fantásticas do centro da Via Láctea poderá usar o recurso de empilhamento das suas fotos utilizando aplicativos de pós-produção. Ou quem sabe, ainda registrar um super “Star Trail”. Hoje vamos falar apenas do click único, sobre empilhamento falaremos em uma outra oportunidade, vamos lá:

  • Planejamento: Consulte o clima antecipadamente, temos aplicativos que nos ajudam a verificar as nuvens, vento, temperatura;
  • Equipamento: Você não pode esquecer do tripé, controle remoto, lente grande angular, uma boa garrafa térmica para o seu café, e um banquinho ou colchonete;
  • Composição: Você pode optar por fotografar apenas uma região do céu, ou se preferir compor com algum elemento em terra. Particularmente eu prefiro a segunda opção para dar uma referência da região fotografada;
  • Efeito Star Trail: Por ser uma fotografia de longa exposição, o movimento de Rotação da Terra poderá causar o rastro das estrelas. Para evitar esse rastro, você precisa calcular o tempo máximo de exposição. Esse cálculo é conhecido como a Regra dos 500 (se sua câmera é cropada, regra dos 300). É simples, dívida 500 (ou 300) pela distância focal da sua lente. O resultado é o tempo máximo, como por exemplo:
    • Vou fotografar com a minha câmera cropada e usar a lente 50 mm;
    • Calcular: 300 / 50 = 6“, logo essa será a minha velocidade do obturador;
  • Foco Manual: Você precisa usar a mesma técnica para focar a lua, mas também existe um acessório que pode facilitar a sua vida chamado Máscara de Bathtinov que você coloca na frente da sua lente, e quando ele formar uma estrela, segure o foco e o retire para fotografar.

E Boas fotos!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *